TARINA QUELHO | SÃO PAULO

Espetáculo: “Isto é um negro?”

Workshop: NOIZ QUEM?
Ministrante: Tarina Quelho

Dia: 07 e 08 de junho | 14:30h às 18:30h | CCBB Sala 26  

Nº de participantes: 20 pessoas

Público-alvo: todos que se interessem em friccionar sua existência e racialidade no mundo.

Sinopse do Workshop: Se 65% do nosso corpo é líquido, podemos imaginar que o ser humano é uma invenção da água para dar um passeio por aí? Em um mundo em que se fala de empatia, a

dificuldade de se entender o que o outro vive e passa, vem de uma prática colonizada e colonizadora de fixar os pensamentos, as verdades e as identidades, vem do saber branco e acadêmico institucionalizado em nossos meios de criação. A partir de práticas físicas na investigação dos fluídos do corpo, podemos perceber possibilidades fluídas de pensamento em contraponto ao hábito e necessidade de fixar estruturas no mundo. Estruturas essas, que perpetuam práticas tão violentas de exclusão e desumanização de grande parte da humanidade. Um espaço, pessoas que não se conhecem e a possibilidade de detonar uma zona de discussão e tentar sustentar essa zona até o limite da cena. A partir desse encontro e estratégias de descolonização da fala e da escuta, podemos juntos buscar um estudo prático sobre a relação de engajamento e construção de identidade no mundo?

Sobre Tarina Quelho:
Graduada em Artes Cênicas pela Unicamp, é educadora somática, praticante
certificada e professora certificada pela School for Body-mind Centering®. No
extinto Estúdio Nova Dança realizou formação livre em dança contemporânea e iniciou uma prática sobre o ensino da dança e da improvisação através do estudo do corpo. Nos últimos anos tem se dedicado a aprofundar uma pesquisa sobre a construção da percepção e a sensorialidade. Atualmente é professora da Escola de Artes Dramáticas – EAD/ECA/USP. Diretora do espetaculo “ISTO É UM NEGRO?” Onde também assina a dramaturgia com Mirella Façanha.